Novo Google Glass, inovação em realidade mista

 Estamos em um momento de grande avanço da realidade aumentada e lançamentos de dispositivos que deve impactar o mundo da tecnologia e a maneira que nos comunicamos e navegamos na internet.

                                   

O Google Glass foi um dispositivo vestível desenvolvido pelo Google, com a forma de óculos que projetava informações em um display head-up, permitindo que o usuário interagisse com a internet através de comandos de voz e movimentos. O dispositivo, que começou como um protótipo para "Glass Explorers" e depois foi lançado para o público, foi descontinuado em 2015, mas retornou em versões Enterprise Edition. 


O que é o Google Glass?

O Google Glass é um computador vestível com a forma de óculos. Ele exibia informações em uma pequena tela transparente na frente do olho do usuário, permitindo que ele acessasse aplicativos, informações e interações com a internet sem usar as mãos. 

Como funciona?







O Google Glass era controlado por voz e movimentos, e funcionava com uma versão personalizada do sistema operacional Android. Ele possuía uma câmera integrada para tirar fotos e gravar vídeos, e se conectava à internet via Wi-Fi e Bluetooth. O dispositivo também permitia fazer chamadas de vídeo e enviar mensagens. 




O que aconteceu com o Google Glass?

O Google Glass foi lançado para o público em geral em 2014, mas enfrentou críticas em relação à privacidade e ao preço. O projeto foi descontinuado em 2015, mas o Google continuou a desenvolver versões Enterprise Edition para empresas. A última versão, o Glass Enterprise Edition 2, foi lançada em 2019 e descontinuada em março de 2023, marcando o fim oficial do Google Glass como produto comercial. 




O Google Glass está de volta?

Embora o Google tenha descontinuado o Google Glass, a empresa não abandonou completamente a ideia de óculos inteligentes. O Google revelou o Android XR, um sistema operacional para dispositivos de realidade estendida, que pode ser a base para futuros óculos inteligentes. O Google também demonstrou o Projeto Aura, óculos com tradução ao vivo e integração com o Gemini, durante o Google I/O, mostrando seu interesse contínuo nesse mercado. 





Comentários